ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO MORAÚJO-CE
"Em qualquer circunstância, o que se espera é que a
escola reorganize-se com base em uma nova concepção de conhecimento,operando
com teorias de aprendizagem e formas de organização do ensino que superem as
práticas Pedagógicas tradicionalmente concentradas na memorização na reprodução
de informações, ou no treinamento para 'saber fazer já que a demanda, que hoje
se coloca é pela formação de cidadãos pensantes e criativos." Anna Rosa F.
Santiago
ESCOLA
DE ENSINO FUNDAMENTAL N. S. DA CONCEIÇÃO
Praça
Antonio Benício CNPJ —03103.389/0001-60
Fone
— 3642-12-28
Moraújo
— Ceará
APRESENTAÇÃO
O
Projeto Político Pedagógico da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição,
foi construído com a participação de todos os segmentos da Escola: Núcleo
Gestor, Professores, Funcionários, Conselho Escolar e Comunidade, fundamentada
no PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) e no Regimento Centrado nos
parâmetros:
·
A escola que temos (diagnóstico real)
·
A escola que queremos (visão de futuro)
·
Ações estratégicas a serem desenvolvidas.
A
partir de uma análise de um contexto interno e externo da escola, os pontos
fracos e fortes foram levantados mostrando os desafios que temos e os
objetivos. Os desafios de se construir um Projeto Pedagógico com a cara da
Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição foram superados, o
próximo passo será executá-lo com a participação e o compromisso de todos nós
que fazemos esta referida escola. A Escola não é só um espaço aonde os alunos
vêm para aprender conhecimentos elaborados, é uma instituição com sua própria
história, inserida numa realidade é tem suas especificidades. Seu papel é
ajudar a compreender essa realidade, interpretá-la e contribuir para
transformá-la, priorizando o conhecimento e a busca pela participação social.
No decorrer do ano de 2011, a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da
conceição, tem como prioridade o compromisso a aprendizagem de nossos alunos,
em parceria com a Secretaria municipal de educação, Professores, Coordenação,
Conselho e comunidade escolar empenham-se na implantação de projetos que
trabalhem leitura, escrita e cálculos matemáticos, onde se mostra uma
metodologia rica e que ajuda o Professor a discutir a concepção curricular e a
avaliação da aprendizagem no contexto escolar. Implantou-se várias ações e vários
Projetos inovadores como:
·
Implantação da Avaliação somática - onde
avaliamos através de atividade individual, em grupo, participação e avaliações
escritas. Na qual o aluno tem que atingir no mínimo média 6,0 em todas as
disciplinas.
·
Revisão
no coletivo 2010 do PPP, PDE s Regimento Escolar.
·
O projeto
na área pedagógica, reforço no contra-turno (aulas de apoio para alunos com
dificuldades na aprendizagem.
·
Em 2009
projeto caderno de caligrafia.
·
Em
janeiro de 2010, premiação para os professores dos 2° anos promovida pela Escola,
com recursos do governo, escola nota 10.
·
Em 2009
pequeno escritor grande poeta.
·
Em 2010 projeto
cantinho da leitura.
·
Em 2010
sala de iogos pedagógicos.
·
projeto
datas comemorativas.
Neste
documento a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceicão, sistematiza
seu projeto político pedagógico (PPP). Escolhe em coletividade os caminhos que
deseja trilhar, assume sua própria identidade e adquire personalidade.
Este
projeto foi construído a partir de esforço de cada um que compõe a comunidade
escolar, de cada reflexão feita nos momentos de estudo do colegiado de professores
e ainda através dos organismos colegiados.
Este
projeto nos dará autonomia para buscarmos uma escola que TRANSMITA UMA EDUCAÇÃO
DE QUALIDADE.
JUSTIFICATIVA
1.
IDENTIFICAÇÃO
DA ESCOLA
A
Escola de ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, está localizada na
cidade de Moraújo, na Praça Antonio Benício. A mesma atende atualmente a 416
alunos, distribuídos em 03 (três) turnos, sendo manhã 206 alunos, tarde 189
alunos e noite 21 alunos.
O
presente Projeto é o resultado de um compromisso coletivo assumido pela
comunidade escolar da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição.
O mesmo contém: objetivos, ações estratégias que guiarão as atividades
educativas com intuito de garantir políticas educacionais eficazes que
asseguram uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
A
dimensão pedagógica do referido projeto reside na possibilidade de efetivação
da escola, que é oferecer uma instituição de qualidade e formar cidadãos
participativos, criativos, críticos e responsáveis.
O
projeto apresenta uma nova busca de solução para os desafios da realidade da
escola e da sala de aula, organizando e integrando atividade no fazer
pedagógico, dando qualidade aos professores para que possam realizar o processo
ensino-aprendizagem com eficiência, trabalhando todas as fases do processo de
construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), que são seus marcos
referenciais.
Buscamos
através deste projeto:
·
Aquela escola necessária a formação de um
aluno capaz de ver, analisar e discutir a sua realidade, para então tentar
solucionar os problemas identificados por ele mesmo.
·
Uma escola viva, ativa que desperte a
curiosidade para a aprendizagem-aprender, transformando assim o estudo, uma
atividade prazerosa.
·
Maior integração de toda comunidade escolar,
para melhor desenvolver o ensino-aprendizagem.
2.
CARACTERIZAÇÃO
DA COMUNIDADE
A
Escola foi criada devido à necessidade de atendimento aos moradores da
comunidade onde está inserida. Atende a uma clientela que vive nas proximidades
da escola e das periferias da cidade, dependendo de uma renda mínima, onde a
maioria dos pais são carentes e desinformadas gerando desinteresse e muitas
vezes violência no meio onde convive, com os educadores preocupados em garantir
a sua clientela uma educação voltada para a realidade social, trabalhando de
forma integrada e participativa, pretende orientar o educando na vivência
fraterna, solidária, consciente de sua missão no processo de libertação humana,
proporcionando a participação responsável e criadora, sobretudo no contexto da
comunidade escolar.
A
Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição atende o ensino
fundamental contendo 18 (dezoito) salas de fundamental, e 1 (uma) sala de EJA
estando assim distribuídas: 2 primeiro ano manhã, 2 primeiro ano tarde, 2
segundo ano manhã. 2 segundo ano tarde, 2 terceiro ano manhã, 2 terceiro ano
tarde, 2 quarto ano manhã, 2 quarto ano tarde, 1 quinto ano manhã e 2 quinto
ano tarde e 01 EJA noite.
1º
|
03
|
2º
|
04
|
3º
|
04
|
4º
|
04
|
5º
|
03
|
EJA
|
01
|
3. REFERENCIAL TEÓRICO
A
Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, caminhando na
esperança de construir uma SOCIEDADE justa e fraterna prevalecendo o respeito,
o amor, a paz, respeitando a individualidade, vivenciando a comunidade e a
participação, visando a construção de uma sociedade aberta ao novo,
acompanhando o processo, respeitando as raízes, dinamizando a caminhada
passada, tendo em vista os objetivos da futura caminhada, livre, consciente e
responsável, vivenciando os caminhos da liberdade da integração com compromisso
e cidadania.
Espera-se
formar um HOMEM solidário, respeitado, amado, revelando a misericórdia,
dialogando, acolhendo, compreendendo o outro na realidade, esperançoso,
desafiante, crítico, gerador de novos caminhos, livre, construindo o discernimento
entre o bem e o mal.
A
Escola busca trabalhar uma EDUCAÇÃO com característica que lhes são próprias,
oferecendo a todos um ambiente acolhedor, favorecendo aos alunos um processo de
aprendizagem baseada na teoria sócio-interacionista, apoiado em Vygostki,
crítico-social dos conteúdos e piagetianas para daí aprimorar suas ações.
É
nessa esfera que a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, a
fim de compor sua estrutura pedagógica, procura agregar a si o que há de melhor
entre os elementos teóricos das concepções: sócio-interacionista e piagetianas.
Estamos
em plena era da globalização da economia e das comunicações. Época de
acirramento das contradições inter e intrapovos e nações e do ressurgimento do
racismo e de certo triunfo do individualismo, um mundo capitalista. É dentro
desse cenário da pós-modernidade que a escola está atuando, Um cenário que
coloca novos desafios para os educadores- "Que tipo de educação os homens
e mulheres dos próximos 10 anos precisam para viver neste mundo tão diverso?
Necessitam de uma ética e uma cultura da diversidade. Uma sociedade
multicultural deve educar o ser humano multicultural- capaz de ouvir, prestar
atenção no diferente e de respeitá-lo." A diversidade cultural é a riqueza
da humanidade, portanto, se torna inviável um currículo monocultural. Para
cumprir sua tarefa, a escola precisa mostrar aos alunos que existem outras
culturas, além da sua. Segundo FREIRE (1997). "A escola não deve apenas
transmitir conhecimentos, mas também se ¡preocupar com a formação global dos
alunos, numa visão em que o conhecer e o intervir no real se encontrem. Mas,
para isso é preciso saber trabalhar com as diferenças: é preciso reconhecê-las,
não camuflá-las, aceitando que para conhecer a si mesmo, é preciso conhecer o
outro". Trabalhamos com a avaliação somática por ser um tipo de avaliação
de qualidade e que está em sua capacidade de julgar os melhores e os
piores-conhecimentos, processos, resultados, pessoas. Mas em sua capacidade de
indagar e de provocar reflexões, sintonizando com um processo de ampliação
permanente do saber e do saber fazer. Segundo Vygostki: "Todo o indivíduo
tem um nível de desenvolvimento real, constituindo o que ele é capaz de fazer
sozinho- isto é, o conhecimento já adquirido, e um nível de desenvolvimento
potencial, abrangendo o que podemos aprender". A autonomia e a
participação são atos necessários para que as escolas possam oferecer uma
qualidade melhor de ensino. Aquela escola que apenas ensinava leitura, cálculo
e escrita, não responde mais as necessidades de formação do cidadão. A LDB, no
seu art. 3, incisos 1 a IV, estabelece como objetivos da escola no ensino
fundamental: "O desenvolvimento da capacidade de aprender a partir do
domínio da leitura e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social e
do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores, sobre os quais se
baseia a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em
vista a aquisição de conhecimento/habilidades e formação de atitudes e valores;
o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e
de tolerância recíproca em que se assenta a vida social." Diante desse
dispositivo legal fica expresso a complexidade que está incumbida a escola,
através de sua função social, para com a família e conseqüentemente com todo
indivíduo que dela participa.
4. COMPORTAMENTO DO RESULTADO DO TRABALHO
ESCOLAR
A
Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, vem desenvolvendo
muitas ações no âmbito pedagógico e administrativo, visando uma maior eficácia
funcional da Instituição com os segmentos de sua estrutura. A seguir
apresenta-se demonstrativos onde podemos identificar alguns resultados obtidos
no ano de 2009.
Ensino fundamental
|
Aprovação
|
Reprovação
|
Abandono
|
Total
|
||||
|
Abs.
|
%
|
Abs.
|
%
|
Abs.
|
%
|
Abs.
|
%
|
2007
|
539
|
89,68
|
45
|
7,48
|
17
|
2,82
|
601
|
100
|
2008
|
505
|
84,73
|
83
|
13,92
|
8
|
1,34
|
596
|
100
|
2009
|
349
|
87,46
|
47
|
11,77
|
3
|
0,75
|
399
|
100
|
Nota-se dos dados que a
evasão diminuiu quase 100% e que a reprovação diminuiu bastante. Percebe-se
claramente que essa vitória de Índice de evasão ter baixado, atribui-se,
especialmente, a implantação dos alunos e Família no âmbito escolar. O educando
por sua vez, depara-se com uma vasta carga de conteúdo, apresentando de forma
diversificada e prazerosa, houve um grande avanço, mas não nos resta dúvida de
que a melhoria na aprendizagem precisa e muito ser bastante trabalhada.
5. DESAFIOS RELACIONADOS AO ENSINO E A
APREDIZAGEM
A
Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição tem por finalidade
promover educação de qualidade, pois nossos maiores esforços tem se
concretizado no processo ensino-aprendizagem para que o educando partindo dos
seus conhecimentos prévio, possibilitando-os um aprender sistemático e
processual.
Preocupado
com a aprendizagem dos alunos estamos desenvolvendo a cada mês Projetos voltado
para a leitura e escrita. Outro desafio a ser superado é a ausência dos pais no
acompanhamento de seus filhos na escola e diante dessa dificuldade, estamos
desenvolvendo o Projeto "Escola na Família" que como base para seu
crescimento pessoal, além de levá-la a participar e valorizar integralmente a
vida e o ambiente escolar que seu filho tem.
O
projeto é desenvolvido com a participação dos pais, tem a participação dos
professores e comunidade geral, com realização de encontros, seminários e
visitas as famílias, tendo como intuito descobrir a realidade do aluno e da
família, através da convivência com os filhos, pais e professores, resgatando
valores culturais. A situação atual é considerada delicada, devido às
conturbações de ordem social que a cidade enfrenta no momento: A violência, asa
drogas, a libertação sexual e os valores da família que foram totalmente
esquecidos e acreditamos com esse projeto iremos melhorar tanto o
acompanhamento quanto o ensino-apredizagem.
Ressalta-se
que todas as metas traçadas nos projetos passo a passo estão sendo atingidas,
por isso, os projetos da escola estão passando por avaliações periódicas e por
reformulações a fim de atender as necessidades e anseios deste estabelecimento.
Nossa
escola configura-se como um campo temático, que perpassa todas as demais áreas
do conhecimento e ação, podendo levar a um redirecionamento e urna
revitalização das práticas do dia-a-dia. A efetivação da gestão democrática,
assegurando ampla participação dos organismos colegiados e da comunidade ainda
é uma meta perseguida por cada um desses organismos. Estamos realizando e
grande investimento sócio-político-cultural. "A democracia supõe e nutre a
diversidade dos interesses , assim como a diversidade de idéias. O respeito a
diversidade significa que a democracia não pode ser identificada com a ditadura
da maioria sobre as minorias (...) é preciso proteger a diversidade de idéias,
opiniões, fontes e meios de informação". (Edgar Morin). Acreditamos
plenamente que temos os melhores recursos com que podemos contar. Temos a força
d uma gente humilde, que acredita no trabalho realizado na escola. A Escola de
Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição tem muito ainda a melhorar, tem
muitos sonhos a realizar e muito mais a aprender, com certeza já aprendeu que a
escola de qualidade é aquela que abre suas portas à participação da comunidade.
Através da participação do poder público, dos profissionais da educação, das
comunidades escolares, é que teremos uma gestão verdadeiramente democrática
proporcionando o sucesso e melhoria do ensino-aprendizagem.
NOSSOS
VALORES
NOSSOS
VALORES:
Trabalhar
e resgatar os valores dentro da escola como:
·
ÉTICA -
em seu sentido amplo é um dos fundamentos principais em todos os nossos
procedimentos. Seu teor central estar na valorização das diferenças
individuais, nas nossas ações coerentes e respeito às normas hierárquicas que
nos rege.É o conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser
humano.
·
DISCIPLINA —
Uma consciência democrática e solidária só acontecerá se todos agirem de forma
disciplinada, a disciplina convém ao bom funcionamento de uma organização que
proporcionará uma aprendizagem satisfatória e conseqüentemente formará homens e
mulheres pra uma vida melhor, estamos buscando esse perfil em nossa escola.
·
CREDIBILIDADE -
foi uma conquista feita através do nosso trabalho junta a toda comunidade,
conquistamos a confiança dos pais e da comunidade com ações e praticas
pedagógicas desenvolvidas na escola direcionada a prendizagem do aluno.
·
TRABALHO
EM EQUIPE - em equipe dividimos tarefas e tendências de acordo com
as habilidades de cada um, é uma prática que tem dado certo em nossa escola e
que vem dando bons resultados, pois toda nossa equipe trabalha para o bom
funcionamento do estabelecimento visando uma melhor qualidade do ensino.
Iremos
valorizar através da inovação, buscando e incentivando formas apropriadas para
a solução de problemas, procurando realizar atividades inovadoras que atendam
melhor nossos clientes e resolvam nossos desafios organizacionais através de
autonomia priorizar e tentar realizar ações e projetos para garantir a
autonomia pedagógica administrativo e financeira, bem como a autonomia do pensamento,
possibilitando assim a construção da real cidadania.
A
qualidade do ensino ministrado na escola e seu sucesso dependem da observação e
cumprimento desses princípios. É importante salientar que esta escola vem
trabalhando no sentido de superar os obstáculos e tornar claro o;) princípios
básicos que norteiam a construção do Projeto Político Pedagógico, através do
chamamento à comunidade escolar para discussão sobre a importância da
construção e vivência do educando.
NOSSA
MISSÃO:
Promover e garantir o ensino
público de qualidade para todos, garantindo ao educando o acesso, a permanência
e o sucesso escolar, formando cidadãos participativos, críticos, conscientes,
politizados e cooperativos para a construção de uma sociedade justa e
igualitária, integrar a família e a comunidade na escola para assim formar
cidadãos capazes de transformar a sociedade. É importante ressaltar que a
Missão da Escola hoje, tem para o futuro um caráter próprio, que implica um
processo educacional que torne o educando criativo, dinâmico, participativo,
crítico-construtivista e consciente para conviver na realidade de tempo e
espaço que o cerca.
NOSSA
VISÃO DE FUTURO
É buscar uma escola que seja
referência para a comunidade, que todos os funcionários estejam empenhados e compromissados
com o desempenho e funcionamento da mesma visando a permanência e qualidade do
ensino para o educando; iscar capacitação para os profissionais da escola para
melhor d- empenhar sua atividades, Proporcionar a participação mais atuante ( ,
pais na vida escolar dos filhos,incentivar a pratica de esportes ry
scola,realizar e promover seminários, palestras, encontros com professores,
funcionários, alunos, pais e comunidade;adquirir material didático e de apoio
pedagógico para os professores,fortalecer e apoiar maior a participação do
conselho e do Grêmio Estudantil e desenvolver, divulgar trabalhos que possam
ser reconhecidos pelo padrão de excelência.
OBJETIVOS
GERAIS
1. OBJETIVOS GERAIS
·
Tornar forte a gestão participativa,
desenvolvendo processos educativos, que incentivem e resgatem a participação da
família, da comunidade e da sociedade em geral na vida escolar.
·
Implementar estratégias de ensino para
atender às necessidades específicas de aprendizagem dos educando com
deficiência na aprendizagem, assegurando a todos uma educação de qualidade.
·
Desenvolver um processo ensino-aprendizagem
eficiente e prazeroso que resulte na formação de cidadãos melhores preparados
para enfrentar a vida com maiores possibilidades de sucesso.
·
Conquistar a autonomia pedagógica,
administrativa e financeira da Unidade Escolar, bem como a transformação
física, curricular e nas várias dimensões da gestão escolar.
·
Desenvolver ações educativas na unidade
escolar visando diminuir com a evasão, a reprovação, a repetência e o analfabetismo
na Comunidade.
·
Formar pessoas para o exercício pleno da
cidadania e interferência crítica na realidade, contribuindo para sua
transformação.
·
Garantir o acesso à permanência e o sucesso
do aluno, além de promover ações para trazer os alunos que estão fora da
escola, e ainda eliminar a distorção série/idade.
·
Favorecer o progresso profissional de seus
educadores para que possam desenvolver o senso crítico, científico e ético dos
educandos.
·
Aplicar um sistema de avaliação contínuo,
sistemático, diagnóstico e coletivo, considerando aspectos qualitativos e
democráticos.
·
Convocar e firmar parceiros com a sociedade,
na busca de melhorias para a escola, para construção e execução de um projeto
permeado pela a ação reflexiva.
·
Desenvolver em currículo voltado para a
interdisciplinaridade por temas transversais.
·
Planejar, executar, coordenar e avaliar
atividades pedagógicas que enriqueçam os conhecimentos, desenvolvendo valores
morais, cívicos, espirituais, éticos e humanos, preparando o educando para a
vida social, e que respeite a vida em seus vários aspectos diversidade.
·
Acompanhar a família do educando,
interessando-se por seus problemas, suas necessidades, para juntos, escola e
família busque soluções com a orientação escolar. • Proporcionar formação contínua
dos educadores para que possam desenvolver o senso crítico e ético de seus
alunos.
2. OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
OBJETIVOS
ESPECIFÍCOS (Relativos à Gestão)
·
Realizar uma gestão voltada para as seguintes
dimensões: Gestão Pedagógica, Gestão Democrática, Gestão estratégica, de
serviços e apoio, recursos físicos, financeiros e de resultados que apresentem
excelência e qualidade.
·
Criar condições para mobilização dos
seguimentos, assegurando a ampla participação de todos no gerenciamento da
Unidade escolar.
·
Buscar e firmar parcerias com a sociedade na
tentativa de adquirir melhorias para a Escola, visando a construção e execução
de um projeto permeado pela a ação coletiva.
·
Promover o processo de formação do educando,
a autonomia crítica e a cidadania.
OBJETIVOS
ESPECIFÍCOS (Relativo ao Trabalho dos Professores)
·
Intensificar uma prática pedagógica voltada
para o sucesso do aluno.
·
Zelar pela aprendizagem, sucesso, permanência
do aluno na Escola, estabelecendo estratégia de combate à evasão e reprovação de
alunos com baixo rendimento.
·
Realizar com prioridade ações de
planejamento, avaliação, discussões sobre o processo ensino-aprendizagem e
fazer encaminhamento necessário no coletivo de professores (série/ano ).
·
Despertar no educando o senso crítico, tornando-o
livre e consciente de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e
mais humana.
·
Assistir a família do educando,
interessando-se pelos seus problemas, suas necessidades, para juntos, escola e
família, buscarem soluções.
·
Valorizar o conhecimento prévio do educando
auxiliando-os em suas atividades escolares ( individuais/ou em grupos).
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS(RELATIVO AO CURRÍCULO ESCOLAR)
·
Propiciar a construção do currículo escolar
utilizando como instrumento norteador os Parâmetros Curriculares Nacionais-
PCNs e os Referenciais Curriculares Básicos(RCBs), da Secretaria de Educação
Básica do Ceará-SEDUC, para o desenvolvimento de um indivíduo com prática de
cidadania, capaz de perceber-se como sujeito histórico que critica e respeita
seus semelhantes, bem como sua diversidade cultural e o ambiente natural em que
está inserido;
·
Permanecer com o currículo organizado e
articulado no sentido de melhorar os indicadores;
·
Melhorar as condições de material pedagógico
da escola com o objetivo de melhorar o ensino aprendizagem e favorecer uma
educação de qualidade;
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS(ÁREAS CURRICULARES)
2.1-
Domínio das Linguagens e Códigos
·
Língua Portuguesa
·
Língua Inglesa
·
Educação Física
·
Arte/Educação
2.2-
Domínio das Ciências Humanas e Sociais
·
História Geografia
·
Ensino Religioso
2.3-
Domínio das Ciências da Natureza
·
Ciências
·
Matemática
3. PROPOSTA CURRICULAR
Com
base no art. 32, os currículos do Ensino Fundamental abrangerão
obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da matemática, o conhecimento
do mundo físico, natural e da realidade social e política, especialmente do
Brasil. Os conteúdos relativos aos conhecimentos especificados no
"caput" deverão abranger uma base nacional comum, a ser complementada
em cada sistema de ensino e, quando- for o caso, em cada escola, com uma parte
diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade,
da cultura, da economia e da clientela. O tratamento dos conteúdos curriculares
levará em conta o ponto de partida de aprendizado do aluno, a sua prática
escolar anterior o seu meio ambiente social e familiar e, quando for o caso
caberá a cada Instituição de Ensino elaborar o seu currículo pleno, às suas
condições de trabalho, observando o disposto nesta Lei e as Diretrizes do
Conselho Nacional de Educação e do sistema de ensino respectivo. A instituição
de ensino privada é assegurada a Faculdade regular, a seu critério, o Ensino
Religioso que ministrarem nos termos da Constituição. A Proposta Curricular da
Escola está organizada nos quatro pilares da Educação: Aprender a conhecer,
aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
ASPECTOS PEDAGÓGICOS:
PROPOSTA CURRICULAR
Reconhecimento
que a questão pedagógica da escola envolve muitos aspectos que não podem ser
analisados separadamente, pois os mesmos acontecem simultaneamente,
determinando resultados positivos e negativos, não se podendo atribuir fracasso
ou sucesso apenas a um fator que seja físico ou social, visto que na escola
nada acontece de forma isolada ou desvinculada. Porém, no nosso Projeto
Político pedagógico denominaremos questões pedagógicas àquelas ações que estão
relacionadas mais diretamente com a aprendizagem do aluno, que são:
1 - CURRÍCULO ESCOLAR-
considerando o currículo a espinha dorsal do processo educativo de uma
instituição escolar, pois é nele que estão delimitadas as disciplinas a serem
trabalhadas. O mesmo deve ser fruto de uma ampla discussão entre todos os
segmentos que compõem a escola. Vale ressaltar que currículo é formado por
disciplinas do núcleo comum nacional e uma parte diversificada que são
escolhidas pelo estabelecimento de ensino de acordo com a realidade as
peculariedades regionais e nessa perspectiva o currículo deixa de ser um rol de
matéria ou grade escolar, para ser um pacto celebrado entre todos aqueles que
estão envolvidos com o processo educacional de uma determinada comunidade. Tais
atitudes que são próprias de comunidades escolares com vivência de experiências
democráticas, contudo reconhecemos ações deste nível não são fáceis de serem
postas em prática, uma vez que apesar grandes avanços no campo, a conjuntura
escolar traz muitos requisitos de autoritarismo vivido pela escola tradicional.
Outro fator que ainda interfere na composição do currículo, são as carências de
profissionais não graduados (sem habilitação), para determinadas salas de
aulas, determinando assim sérias limitações a formação do currículo a ser
oferecido. Contudo mesmo diante das dificuldades apresentadas, o currículo da
Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição e anexos, resguardar as
obediências a legislação em vigor e visa contemplar a formação do homem em suas
dimensões cognitivas, afetivas e psicomotoras buscando desenvolver um ser
humano integral ao exercício da cidadania.,
2 - PLANEJAMENTO -
Processo sistemático de contínua tomada de decisões, que se estende pelas fases
de preparação, execução e avaliação, por isso o planejamento escolar, deve ser
entendido como uma ação indispensável para que se tenha êxito nas atividades
que a escola pretende realizar, pois é pela ação de planejar que o colegiada
elabora propostas de trabalho, define metas, visualiza objetivos e expectativas
a serem alcançadas, bem como avalia as atividades anteriormente praticadas e
traçam novos rumos para o caminho do processo ensino-aprendizagem, afim de
proporcionar uma aprendizagem mais significativa. Mas sabendo que há bastante
falhas na execução do planejamento escolar e que muitos profissionais não se
planejam antes de executar a aula.
3 - METODOLOGIA APLICADA -
As ações metodológicas aplicadas na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora
da Conceição, objetivam formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade
na sociedade. Portanto, tem sua prática educacional firmada na linha
sócio-construtivista, por entendermos que a escola na perspectiva de construção
da cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua própria
comunidade e ao mesmo tempo buscar ultrapassar limites, Também buscamos
desenvolver ações educativas que visem a formação de cidadãos autônomos,
críticos e principalmente participativos, utilizando para esse fim Uma postura
pedagógica centrada na pedagogia de projetos, rompendo assim com a educação
fragmentada, transformando a escola espaço significativo de aprendizagem para
todos. Desse modo, a escola passa a ser um espaço vivo onde o aluno participa
mais, investigando e construindo novos conceitos e informações. Os projetos são
elaborados a partir da necessidade de trabalhar o educando e da problematização
de temas de interesse comum envolvendo com isso, todas as turmas na
investigação. Desta forma, o aprendizado não é apenas restrito só que é dado
pelo professor, tornado-o mais globalizado.
AVALIAÇÃO
DA APRENDIZAGEM
A
avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se
articula como o projeto pedagógico e com o seu conseqüente projeto. A
avaliação, tanto no geral quanto no caso específico da aprendizagem, possui uma
finalidade em si, que subsidia um curso de ação que visa construir um resultado
previamente definido.
Em
nossa escola, a avaliação subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos
educandos, tendo em vista garantir a qualidade do resultado que estamos
construindo. É um processo formativo e contínuo dando assim sustentação ao
processo de formação do aluno. O processo de avaliação da aprendizagem de nossa
escola, envolve uma variedade de instrumentos e situações, coerente com as
concepções de educação, de currículo, de ensino e de aprendizagem onde são
avaliados: atitudes, valores, habilidades, conhecimentos, (conteúdos), assim
possibilitando comparar os resultados obtidos e observar a ocorrência da aprendizagem
em diferente contextos.
Obedecendo
as linhas básicas da SEDUC e da Secretaria Municipal de Educação, o aluno é
avaliado em vários aspectos onde é atribuído uma nota, sendo a avaliação um
processo continuo, e constatada que o aluno não teve uma aprendizagem
satisfatória, são planejadas e realizadas outras estratégias diversificadas que
retomem e recuperem os conhecimentos dos alunos não aprendidos.
Atualmente
busca-se um processo avaliativo sob várias dimensões assumindo caráter
diagnóstico, formativo, contínuo, sistemático e que tenha foco na interpretação
qualitativa da aprendizagem, e que seja atribuído notas ao aluno, como provão,
simulados, redações, etc,.., levando-se em conta suas atitudes e procedimentos
principalmente a análise da aprendizagem dos conteúdos aplicados no dia-a-dia
da sala de aula
ACOMPANHAMENTO
E AVALIAÇÃO DO PROJETO
O
Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora
da Conceição, será acompanhado por todo o núcleo gestor, coordenado pela
coordenadora pedagógica e também pelos professores, através do processo
contínuo e sempre será discutido nas reuniões e planejamentos para que possamos
saber o índice de sucesso alcançado e as metas que ainda precisam ser
realizadas. Solicitando de todos um ponto de vista sobre estas e o tempo para
sua realização. Avaliado, constantemente e sistematicamente peio sistema de
comunicação aberta e multidirecional a professores, pais, a comunidade e
autoformação de professores, como também a organização adequada do currículo,
da unidade e movimentos das ações dos educadores.
Professores,
alunos, pais, a comunidade e autoformação de professores, como também a
organização adequada do currículo, da unidade e movimento das ações dos
educadores.
CONCLUSÃO
Vivemos
em um mundo globalizado no qual a educação contribui para a democratização
social. As novas tecnologias abrem caminhos e permitem que o antes parecia
inatingível, por causa do tempo e do espaço, esteja ao alcance das mãos. Com o
contínuo aperfeiçoamento da tecnologia, a globalização torna-se um processo
mais ágil e rápido. Por conta destas inovações, a educação também passa por
transformação e exige da escola uma nova postura aliada a habilidade do
professor e dos alunos.
Os
tempos e os espaços escolares precisam ser flexíveis para evitar monotonia,
para que os alunos possam aprender com mais interesse e por meio da construção e
reconstrução de significados.
Estamos
vivenciando um período de implantação de uma nova concepção de educação, em que
todas as decisões relativas à organização dos tempos e dos espaços escolares
são de competência da própria escola. Cada um, portanto, tem autonomia para
estabelecer uma comunidade escolar como serão organizado esse tempo e o próprio
espaço.
A
reflexão sobre esse tema deve buscar, em uni conjunto, a implementação de novas
formas e relação professor/aluno, aluno/aluno e outras em ambiente mais
democrático, mais participativo e no qual a disciplina seja encarada de forma mais
aberta e responsável.
Assim,
tornando os momentos escolares de crianças e adolescentes uma experiência
significativa de socialização e de vida, certamente será possível garantir um
dos grandes desafios atuais do ensino público brasileiro: O direito de
permanência na escola.
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