quinta-feira, 10 de maio de 2012

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO


ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO MORAÚJO-CE

"Em qualquer circunstância, o que se espera é que a escola reorganize-se com base em uma nova concepção de conhecimento,operando com teorias de aprendizagem e formas de organização do ensino que superem as práticas Pedagógicas tradicionalmente concentradas na memorização na reprodução de informações, ou no treinamento para 'saber fazer já que a demanda, que hoje se coloca é pela formação de cidadãos pensantes e criativos." Anna Rosa F. Santiago

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL N. S. DA CONCEIÇÃO
Praça Antonio Benício CNPJ —03103.389/0001-60
Fone — 3642-12-28
Moraújo — Ceará
APRESENTAÇÃO
O Projeto Político Pedagógico da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, foi construído com a participação de todos os segmentos da Escola: Núcleo Gestor, Professores, Funcionários, Conselho Escolar e Comunidade, fundamentada no PDE (Plano de Desenvolvimento da Escola) e no Regimento Centrado nos parâmetros:
·         A escola que temos (diagnóstico real)
·         A escola que queremos (visão de futuro)
·         Ações estratégicas a serem desenvolvidas.
A partir de uma análise de um contexto interno e externo da escola, os pontos fracos e fortes foram levantados mostrando os desafios que temos e os objetivos. Os desafios de se construir um Projeto Pedagógico com a cara da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição foram superados, o próximo passo será executá-lo com a participação e o compromisso de todos nós que fazemos esta referida escola. A Escola não é só um espaço aonde os alunos vêm para aprender conhecimentos elaborados, é uma instituição com sua própria história, inserida numa realidade é tem suas especificidades. Seu papel é ajudar a compreender essa realidade, interpretá-la e contribuir para transformá-la, priorizando o conhecimento e a busca pela participação social. No decorrer do ano de 2011, a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da conceição, tem como prioridade o compromisso a aprendizagem de nossos alunos, em parceria com a Secretaria municipal de educação, Professores, Coordenação, Conselho e comunidade escolar empenham-se na implantação de projetos que trabalhem leitura, escrita e cálculos matemáticos, onde se mostra uma metodologia rica e que ajuda o Professor a discutir a concepção curricular e a avaliação da aprendizagem no contexto escolar. Implantou-se várias ações e vários Projetos inovadores como:
·         Implantação da Avaliação somática - onde avaliamos através de atividade individual, em grupo, participação e avaliações escritas. Na qual o aluno tem que atingir no mínimo média 6,0 em todas as disciplinas.
·         Revisão no coletivo 2010 do PPP, PDE s Regimento Escolar.
·         O projeto na área pedagógica, reforço no contra-turno (aulas de apoio para alunos com dificuldades na aprendizagem.
·         Em 2009 projeto caderno de caligrafia.
·         Em janeiro de 2010, premiação para os professores dos 2° anos promovida pela Escola, com recursos do governo, escola nota 10.
·         Em 2009 pequeno escritor grande poeta.
·         Em 2010 projeto cantinho da leitura.
·         Em 2010 sala de iogos pedagógicos.
·         projeto datas comemorativas.

               Neste documento a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceicão, sistematiza seu projeto político pedagógico (PPP). Escolhe em coletividade os caminhos que deseja trilhar, assume sua própria identidade e adquire personalidade.
               Este projeto foi construído a partir de esforço de cada um que compõe a comunidade escolar, de cada reflexão feita nos momentos de estudo do colegiado de professores e ainda através dos organismos colegiados.
               Este projeto nos dará autonomia para buscarmos uma escola que TRANSMITA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

JUSTIFICATIVA

1.    IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
A Escola de ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, está localizada na cidade de Moraújo, na Praça Antonio Benício. A mesma atende atualmente a 416 alunos, distribuídos em 03 (três) turnos, sendo manhã 206 alunos, tarde 189 alunos e noite 21 alunos.
O presente Projeto é o resultado de um compromisso coletivo assumido pela comunidade escolar da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição. O mesmo contém: objetivos, ações estratégias que guiarão as atividades educativas com intuito de garantir políticas educacionais eficazes que asseguram uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
A dimensão pedagógica do referido projeto reside na possibilidade de efetivação da escola, que é oferecer uma instituição de qualidade e formar cidadãos participativos, criativos, críticos e responsáveis.
O projeto apresenta uma nova busca de solução para os desafios da realidade da escola e da sala de aula, organizando e integrando atividade no fazer pedagógico, dando qualidade aos professores para que possam realizar o processo ensino-aprendizagem com eficiência, trabalhando todas as fases do processo de construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), que são seus marcos referenciais.
Buscamos através deste projeto:
·         Aquela escola necessária a formação de um aluno capaz de ver, analisar e discutir a sua realidade, para então tentar solucionar os problemas identificados por ele mesmo.
·         Uma escola viva, ativa que desperte a curiosidade para a aprendizagem-aprender, transformando assim o estudo, uma atividade prazerosa.
·         Maior integração de toda comunidade escolar, para melhor desenvolver o ensino-aprendizagem.
2.    CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE
A Escola foi criada devido à necessidade de atendimento aos moradores da comunidade onde está inserida. Atende a uma clientela que vive nas proximidades da escola e das periferias da cidade, dependendo de uma renda mínima, onde a maioria dos pais são carentes e desinformadas gerando desinteresse e muitas vezes violência no meio onde convive, com os educadores preocupados em garantir a sua clientela uma educação voltada para a realidade social, trabalhando de forma integrada e participativa, pretende orientar o educando na vivência fraterna, solidária, consciente de sua missão no processo de libertação humana, proporcionando a participação responsável e criadora, sobretudo no contexto da comunidade escolar.
A Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição atende o ensino fundamental contendo 18 (dezoito) salas de fundamental, e 1 (uma) sala de EJA estando assim distribuídas: 2 primeiro ano manhã, 2 primeiro ano tarde, 2 segundo ano manhã. 2 segundo ano tarde, 2 terceiro ano manhã, 2 terceiro ano tarde, 2 quarto ano manhã, 2 quarto ano tarde, 1 quinto ano manhã e 2 quinto ano tarde e 01 EJA noite.
03
04
04
04
03
EJA
01

3.    REFERENCIAL TEÓRICO 
A Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, caminhando na esperança de construir uma SOCIEDADE justa e fraterna prevalecendo o respeito, o amor, a paz, respeitando a individualidade, vivenciando a comunidade e a participação, visando a construção de uma sociedade aberta ao novo, acompanhando o processo, respeitando as raízes, dinamizando a caminhada passada, tendo em vista os objetivos da futura caminhada, livre, consciente e responsável, vivenciando os caminhos da liberdade da integração com compromisso e cidadania.
Espera-se formar um HOMEM solidário, respeitado, amado, revelando a misericórdia, dialogando, acolhendo, compreendendo o outro na realidade, esperançoso, desafiante, crítico, gerador de novos caminhos, livre, construindo o discernimento entre o bem e o mal.
A Escola busca trabalhar uma EDUCAÇÃO com característica que lhes são próprias, oferecendo a todos um ambiente acolhedor, favorecendo aos alunos um processo de aprendizagem baseada na teoria sócio-interacionista, apoiado em Vygostki, crítico-social dos conteúdos e piagetianas para daí aprimorar suas ações.
É nessa esfera que a Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, a fim de compor sua estrutura pedagógica, procura agregar a si o que há de melhor entre os elementos teóricos das concepções: sócio-interacionista e piagetianas.
Estamos em plena era da globalização da economia e das comunicações. Época de acirramento das contradições inter e intrapovos e nações e do ressurgimento do racismo e de certo triunfo do individualismo, um mundo capitalista. É dentro desse cenário da pós-modernidade que a escola está atuando, Um cenário que coloca novos desafios para os educadores- "Que tipo de educação os homens e mulheres dos próximos 10 anos precisam para viver neste mundo tão diverso? Necessitam de uma ética e uma cultura da diversidade. Uma sociedade multicultural deve educar o ser humano multicultural- capaz de ouvir, prestar atenção no diferente e de respeitá-lo." A diversidade cultural é a riqueza da humanidade, portanto, se torna inviável um currículo monocultural. Para cumprir sua tarefa, a escola precisa mostrar aos alunos que existem outras culturas, além da sua. Segundo FREIRE (1997). "A escola não deve apenas transmitir conhecimentos, mas também se ¡preocupar com a formação global dos alunos, numa visão em que o conhecer e o intervir no real se encontrem. Mas, para isso é preciso saber trabalhar com as diferenças: é preciso reconhecê-las, não camuflá-las, aceitando que para conhecer a si mesmo, é preciso conhecer o outro". Trabalhamos com a avaliação somática por ser um tipo de avaliação de qualidade e que está em sua capacidade de julgar os melhores e os piores-conhecimentos, processos, resultados, pessoas. Mas em sua capacidade de indagar e de provocar reflexões, sintonizando com um processo de ampliação permanente do saber e do saber fazer. Segundo Vygostki: "Todo o indivíduo tem um nível de desenvolvimento real, constituindo o que ele é capaz de fazer sozinho- isto é, o conhecimento já adquirido, e um nível de desenvolvimento potencial, abrangendo o que podemos aprender". A autonomia e a participação são atos necessários para que as escolas possam oferecer uma qualidade melhor de ensino. Aquela escola que apenas ensinava leitura, cálculo e escrita, não responde mais as necessidades de formação do cidadão. A LDB, no seu art. 3, incisos 1 a IV, estabelece como objetivos da escola no ensino fundamental: "O desenvolvimento da capacidade de aprender a partir do domínio da leitura e do cálculo; a compreensão do ambiente natural e social e do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores, sobre os quais se baseia a sociedade; o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimento/habilidades e formação de atitudes e valores; o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social." Diante desse dispositivo legal fica expresso a complexidade que está incumbida a escola, através de sua função social, para com a família e conseqüentemente com todo indivíduo que dela participa.
4.    COMPORTAMENTO DO RESULTADO DO TRABALHO ESCOLAR
A Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, vem desenvolvendo muitas ações no âmbito pedagógico e administrativo, visando uma maior eficácia funcional da Instituição com os segmentos de sua estrutura. A seguir apresenta-se demonstrativos onde podemos identificar alguns resultados obtidos no ano de 2009.
Ensino fundamental
Aprovação
Reprovação
Abandono
Total

Abs.
%
Abs.
%
Abs.
%
Abs.
%
2007
539
89,68
45
7,48
17
2,82
601
100
2008
505
84,73
83
13,92
8
1,34
596
100
2009
349
87,46
47
11,77
3
0,75
399
100

Nota-se dos dados que a evasão diminuiu quase 100% e que a reprovação diminuiu bastante. Percebe-se claramente que essa vitória de Índice de evasão ter baixado, atribui-se, especialmente, a implantação dos alunos e Família no âmbito escolar. O educando por sua vez, depara-se com uma vasta carga de conteúdo, apresentando de forma diversificada e prazerosa, houve um grande avanço, mas não nos resta dúvida de que a melhoria na aprendizagem precisa e muito ser bastante trabalhada.
5.    DESAFIOS RELACIONADOS AO ENSINO E A APREDIZAGEM
A Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição tem por finalidade promover educação de qualidade, pois nossos maiores esforços tem se concretizado no processo ensino-aprendizagem para que o educando partindo dos seus conhecimentos prévio, possibilitando-os um aprender sistemático e processual.
Preocupado com a aprendizagem dos alunos estamos desenvolvendo a cada mês Projetos voltado para a leitura e escrita. Outro desafio a ser superado é a ausência dos pais no acompanhamento de seus filhos na escola e diante dessa dificuldade, estamos desenvolvendo o Projeto "Escola na Família" que como base para seu crescimento pessoal, além de levá-la a participar e valorizar integralmente a vida e o ambiente escolar que seu filho tem.
O projeto é desenvolvido com a participação dos pais, tem a participação dos professores e comunidade geral, com realização de encontros, seminários e visitas as famílias, tendo como intuito descobrir a realidade do aluno e da família, através da convivência com os filhos, pais e professores, resgatando valores culturais. A situação atual é considerada delicada, devido às conturbações de ordem social que a cidade enfrenta no momento: A violência, asa drogas, a libertação sexual e os valores da família que foram totalmente esquecidos e acreditamos com esse projeto iremos melhorar tanto o acompanhamento quanto o ensino-apredizagem.
Ressalta-se que todas as metas traçadas nos projetos passo a passo estão sendo atingidas, por isso, os projetos da escola estão passando por avaliações periódicas e por reformulações a fim de atender as necessidades e anseios deste estabelecimento.
Nossa escola configura-se como um campo temático, que perpassa todas as demais áreas do conhecimento e ação, podendo levar a um redirecionamento e urna revitalização das práticas do dia-a-dia. A efetivação da gestão democrática, assegurando ampla participação dos organismos colegiados e da comunidade ainda é uma meta perseguida por cada um desses organismos. Estamos realizando e grande investimento sócio-político-cultural. "A democracia supõe e nutre a diversidade dos interesses , assim como a diversidade de idéias. O respeito a diversidade significa que a democracia não pode ser identificada com a ditadura da maioria sobre as minorias (...) é preciso proteger a diversidade de idéias, opiniões, fontes e meios de informação". (Edgar Morin). Acreditamos plenamente que temos os melhores recursos com que podemos contar. Temos a força d uma gente humilde, que acredita no trabalho realizado na escola. A Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição tem muito ainda a melhorar, tem muitos sonhos a realizar e muito mais a aprender, com certeza já aprendeu que a escola de qualidade é aquela que abre suas portas à participação da comunidade. Através da participação do poder público, dos profissionais da educação, das comunidades escolares, é que teremos uma gestão verdadeiramente democrática proporcionando o sucesso e melhoria do ensino-aprendizagem.
NOSSOS VALORES
NOSSOS VALORES:
Trabalhar e resgatar os valores dentro da escola como:
·         ÉTICA - em seu sentido amplo é um dos fundamentos principais em todos os nossos procedimentos. Seu teor central estar na valorização das diferenças individuais, nas nossas ações coerentes e respeito às normas hierárquicas que nos rege.É o conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.
·         DISCIPLINA — Uma consciência democrática e solidária só acontecerá se todos agirem de forma disciplinada, a disciplina convém ao bom funcionamento de uma organização que proporcionará uma aprendizagem satisfatória e conseqüentemente formará homens e mulheres pra uma vida melhor, estamos buscando esse perfil em nossa escola.
·         CREDIBILIDADE - foi uma conquista feita através do nosso trabalho junta a toda comunidade, conquistamos a confiança dos pais e da comunidade com ações e praticas pedagógicas desenvolvidas na escola direcionada a prendizagem do aluno.
·         TRABALHO EM EQUIPE - em equipe dividimos tarefas e tendências de acordo com as habilidades de cada um, é uma prática que tem dado certo em nossa escola e que vem dando bons resultados, pois toda nossa equipe trabalha para o bom funcionamento do estabelecimento visando uma melhor qualidade do ensino.
Iremos valorizar através da inovação, buscando e incentivando formas apropriadas para a solução de problemas, procurando realizar atividades inovadoras que atendam melhor nossos clientes e resolvam nossos desafios organizacionais através de autonomia priorizar e tentar realizar ações e projetos para garantir a autonomia pedagógica administrativo e financeira, bem como a autonomia do pensamento, possibilitando assim a construção da real cidadania.
A qualidade do ensino ministrado na escola e seu sucesso dependem da observação e cumprimento desses princípios. É importante salientar que esta escola vem trabalhando no sentido de superar os obstáculos e tornar claro o;) princípios básicos que norteiam a construção do Projeto Político Pedagógico, através do chamamento à comunidade escolar para discussão sobre a importância da construção e vivência do educando.
NOSSA MISSÃO:
Promover e garantir o ensino público de qualidade para todos, garantindo ao educando o acesso, a permanência e o sucesso escolar, formando cidadãos participativos, críticos, conscientes, politizados e cooperativos para a construção de uma sociedade justa e igualitária, integrar a família e a comunidade na escola para assim formar cidadãos capazes de transformar a sociedade. É importante ressaltar que a Missão da Escola hoje, tem para o futuro um caráter próprio, que implica um processo educacional que torne o educando criativo, dinâmico, participativo, crítico-construtivista e consciente para conviver na realidade de tempo e espaço que o cerca.
NOSSA VISÃO DE FUTURO
É buscar uma escola que seja referência para a comunidade, que todos os funcionários estejam empenhados e compromissados com o desempenho e funcionamento da mesma visando a permanência e qualidade do ensino para o educando; iscar capacitação para os profissionais da escola para melhor d- empenhar sua atividades, Proporcionar a participação mais atuante ( , pais na vida escolar dos filhos,incentivar a pratica de esportes ry scola,realizar e promover seminários, palestras, encontros com professores, funcionários, alunos, pais e comunidade;adquirir material didático e de apoio pedagógico para os professores,fortalecer e apoiar maior a participação do conselho e do Grêmio Estudantil e desenvolver, divulgar trabalhos que possam ser reconhecidos pelo padrão de excelência.
OBJETIVOS GERAIS
1.    OBJETIVOS GERAIS
·         Tornar forte a gestão participativa, desenvolvendo processos educativos, que incentivem e resgatem a participação da família, da comunidade e da sociedade em geral na vida escolar.
·         Implementar estratégias de ensino para atender às necessidades específicas de aprendizagem dos educando com deficiência na aprendizagem, assegurando a todos uma educação de qualidade.
·         Desenvolver um processo ensino-aprendizagem eficiente e prazeroso que resulte na formação de cidadãos melhores preparados para enfrentar a vida com maiores possibilidades de sucesso.
·         Conquistar a autonomia pedagógica, administrativa e financeira da Unidade Escolar, bem como a transformação física, curricular e nas várias dimensões da gestão escolar.
·         Desenvolver ações educativas na unidade escolar visando diminuir com a evasão, a reprovação, a repetência e o analfabetismo na Comunidade.
·         Formar pessoas para o exercício pleno da cidadania e interferência crítica na realidade, contribuindo para sua transformação.
·         Garantir o acesso à permanência e o sucesso do aluno, além de promover ações para trazer os alunos que estão fora da escola, e ainda eliminar a distorção série/idade.
·         Favorecer o progresso profissional de seus educadores para que possam desenvolver o senso crítico, científico e ético dos educandos.
·         Aplicar um sistema de avaliação contínuo, sistemático, diagnóstico e coletivo, considerando aspectos qualitativos e democráticos.
·         Convocar e firmar parceiros com a sociedade, na busca de melhorias para a escola, para construção e execução de um projeto permeado pela a ação reflexiva.
·         Desenvolver em currículo voltado para a interdisciplinaridade por temas transversais.
·         Planejar, executar, coordenar e avaliar atividades pedagógicas que enriqueçam os conhecimentos, desenvolvendo valores morais, cívicos, espirituais, éticos e humanos, preparando o educando para a vida social, e que respeite a vida em seus vários aspectos diversidade.
·         Acompanhar a família do educando, interessando-se por seus problemas, suas necessidades, para juntos, escola e família busque soluções com a orientação escolar. • Proporcionar formação contínua dos educadores para que possam desenvolver o senso crítico e ético de seus alunos.
2.    OBJETIVOS ESPECIFÍCOS
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS (Relativos à Gestão)
·         Realizar uma gestão voltada para as seguintes dimensões: Gestão Pedagógica, Gestão Democrática, Gestão estratégica, de serviços e apoio, recursos físicos, financeiros e de resultados que apresentem excelência e qualidade.
·         Criar condições para mobilização dos seguimentos, assegurando a ampla participação de todos no gerenciamento da Unidade escolar.
·         Buscar e firmar parcerias com a sociedade na tentativa de adquirir melhorias para a Escola, visando a construção e execução de um projeto permeado pela a ação coletiva.
·         Promover o processo de formação do educando, a autonomia crítica e a cidadania.
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS (Relativo ao Trabalho dos Professores)
·         Intensificar uma prática pedagógica voltada para o sucesso do aluno.
·         Zelar pela aprendizagem, sucesso, permanência do aluno na Escola, estabelecendo estratégia de combate à evasão e reprovação de alunos com baixo rendimento.
·         Realizar com prioridade ações de planejamento, avaliação, discussões sobre o processo ensino-aprendizagem e fazer encaminhamento necessário no coletivo de professores (série/ano ).
·         Despertar no educando o senso crítico, tornando-o livre e consciente de seu papel na construção de uma sociedade mais justa e mais humana.
·         Assistir a família do educando, interessando-se pelos seus problemas, suas necessidades, para juntos, escola e família, buscarem soluções.
·         Valorizar o conhecimento prévio do educando auxiliando-os em suas atividades escolares ( individuais/ou em grupos).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS(RELATIVO AO CURRÍCULO ESCOLAR)
·         Propiciar a construção do currículo escolar utilizando como instrumento norteador os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs e os Referenciais Curriculares Básicos(RCBs), da Secretaria de Educação Básica do Ceará-SEDUC, para o desenvolvimento de um indivíduo com prática de cidadania, capaz de perceber-se como sujeito histórico que critica e respeita seus semelhantes, bem como sua diversidade cultural e o ambiente natural em que está inserido;
·         Permanecer com o currículo organizado e articulado no sentido de melhorar os indicadores;
·         Melhorar as condições de material pedagógico da escola com o objetivo de melhorar o ensino aprendizagem e favorecer uma educação de qualidade;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS(ÁREAS CURRICULARES)
2.1- Domínio das Linguagens e Códigos
·         Língua Portuguesa
·         Língua Inglesa
·         Educação Física
·         Arte/Educação
2.2- Domínio das Ciências Humanas e Sociais
·         História Geografia
·         Ensino Religioso
2.3- Domínio das Ciências da Natureza
·         Ciências
·         Matemática
3.    PROPOSTA CURRICULAR
Com base no art. 32, os currículos do Ensino Fundamental abrangerão obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico, natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil. Os conteúdos relativos aos conhecimentos especificados no "caput" deverão abranger uma base nacional comum, a ser complementada em cada sistema de ensino e, quando- for o caso, em cada escola, com uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. O tratamento dos conteúdos curriculares levará em conta o ponto de partida de aprendizado do aluno, a sua prática escolar anterior o seu meio ambiente social e familiar e, quando for o caso caberá a cada Instituição de Ensino elaborar o seu currículo pleno, às suas condições de trabalho, observando o disposto nesta Lei e as Diretrizes do Conselho Nacional de Educação e do sistema de ensino respectivo. A instituição de ensino privada é assegurada a Faculdade regular, a seu critério, o Ensino Religioso que ministrarem nos termos da Constituição. A Proposta Curricular da Escola está organizada nos quatro pilares da Educação: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
ASPECTOS PEDAGÓGICOS:
PROPOSTA CURRICULAR
Reconhecimento que a questão pedagógica da escola envolve muitos aspectos que não podem ser analisados separadamente, pois os mesmos acontecem simultaneamente, determinando resultados positivos e negativos, não se podendo atribuir fracasso ou sucesso apenas a um fator que seja físico ou social, visto que na escola nada acontece de forma isolada ou desvinculada. Porém, no nosso Projeto Político pedagógico denominaremos questões pedagógicas àquelas ações que estão relacionadas mais diretamente com a aprendizagem do aluno, que são:
1 - CURRÍCULO ESCOLAR- considerando o currículo a espinha dorsal do processo educativo de uma instituição escolar, pois é nele que estão delimitadas as disciplinas a serem trabalhadas. O mesmo deve ser fruto de uma ampla discussão entre todos os segmentos que compõem a escola. Vale ressaltar que currículo é formado por disciplinas do núcleo comum nacional e uma parte diversificada que são escolhidas pelo estabelecimento de ensino de acordo com a realidade as peculariedades regionais e nessa perspectiva o currículo deixa de ser um rol de matéria ou grade escolar, para ser um pacto celebrado entre todos aqueles que estão envolvidos com o processo educacional de uma determinada comunidade. Tais atitudes que são próprias de comunidades escolares com vivência de experiências democráticas, contudo reconhecemos ações deste nível não são fáceis de serem postas em prática, uma vez que apesar grandes avanços no campo, a conjuntura escolar traz muitos requisitos de autoritarismo vivido pela escola tradicional. Outro fator que ainda interfere na composição do currículo, são as carências de profissionais não graduados (sem habilitação), para determinadas salas de aulas, determinando assim sérias limitações a formação do currículo a ser oferecido. Contudo mesmo diante das dificuldades apresentadas, o currículo da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição e anexos, resguardar as obediências a legislação em vigor e visa contemplar a formação do homem em suas dimensões cognitivas, afetivas e psicomotoras buscando desenvolver um ser humano integral ao exercício da cidadania.,
2 - PLANEJAMENTO - Processo sistemático de contínua tomada de decisões, que se estende pelas fases de preparação, execução e avaliação, por isso o planejamento escolar, deve ser entendido como uma ação indispensável para que se tenha êxito nas atividades que a escola pretende realizar, pois é pela ação de planejar que o colegiada elabora propostas de trabalho, define metas, visualiza objetivos e expectativas a serem alcançadas, bem como avalia as atividades anteriormente praticadas e traçam novos rumos para o caminho do processo ensino-aprendizagem, afim de proporcionar uma aprendizagem mais significativa. Mas sabendo que há bastante falhas na execução do planejamento escolar e que muitos profissionais não se planejam antes de executar a aula.
3 - METODOLOGIA APLICADA - As ações metodológicas aplicadas na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, objetivam formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade. Portanto, tem sua prática educacional firmada na linha sócio-construtivista, por entendermos que a escola na perspectiva de construção da cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e ao mesmo tempo buscar ultrapassar limites, Também buscamos desenvolver ações educativas que visem a formação de cidadãos autônomos, críticos e principalmente participativos, utilizando para esse fim Uma postura pedagógica centrada na pedagogia de projetos, rompendo assim com a educação fragmentada, transformando a escola espaço significativo de aprendizagem para todos. Desse modo, a escola passa a ser um espaço vivo onde o aluno participa mais, investigando e construindo novos conceitos e informações. Os projetos são elaborados a partir da necessidade de trabalhar o educando e da problematização de temas de interesse comum envolvendo com isso, todas as turmas na investigação. Desta forma, o aprendizado não é apenas restrito só que é dado pelo professor, tornado-o mais globalizado.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula como o projeto pedagógico e com o seu conseqüente projeto. A avaliação, tanto no geral quanto no caso específico da aprendizagem, possui uma finalidade em si, que subsidia um curso de ação que visa construir um resultado previamente definido.
Em nossa escola, a avaliação subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos educandos, tendo em vista garantir a qualidade do resultado que estamos construindo. É um processo formativo e contínuo dando assim sustentação ao processo de formação do aluno. O processo de avaliação da aprendizagem de nossa escola, envolve uma variedade de instrumentos e situações, coerente com as concepções de educação, de currículo, de ensino e de aprendizagem onde são avaliados: atitudes, valores, habilidades, conhecimentos, (conteúdos), assim possibilitando comparar os resultados obtidos e observar a ocorrência da aprendizagem em diferente contextos.
Obedecendo as linhas básicas da SEDUC e da Secretaria Municipal de Educação, o aluno é avaliado em vários aspectos onde é atribuído uma nota, sendo a avaliação um processo continuo, e constatada que o aluno não teve uma aprendizagem satisfatória, são planejadas e realizadas outras estratégias diversificadas que retomem e recuperem os conhecimentos dos alunos não aprendidos.
Atualmente busca-se um processo avaliativo sob várias dimensões assumindo caráter diagnóstico, formativo, contínuo, sistemático e que tenha foco na interpretação qualitativa da aprendizagem, e que seja atribuído notas ao aluno, como provão, simulados, redações, etc,.., levando-se em conta suas atitudes e procedimentos principalmente a análise da aprendizagem dos conteúdos aplicados no dia-a-dia da sala de aula
ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETO
O Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição, será acompanhado por todo o núcleo gestor, coordenado pela coordenadora pedagógica e também pelos professores, através do processo contínuo e sempre será discutido nas reuniões e planejamentos para que possamos saber o índice de sucesso alcançado e as metas que ainda precisam ser realizadas. Solicitando de todos um ponto de vista sobre estas e o tempo para sua realização. Avaliado, constantemente e sistematicamente peio sistema de comunicação aberta e multidirecional a professores, pais, a comunidade e autoformação de professores, como também a organização adequada do currículo, da unidade e movimentos das ações dos educadores.
Professores, alunos, pais, a comunidade e autoformação de professores, como também a organização adequada do currículo, da unidade e movimento das ações dos educadores.
CONCLUSÃO
Vivemos em um mundo globalizado no qual a educação contribui para a democratização social. As novas tecnologias abrem caminhos e permitem que o antes parecia inatingível, por causa do tempo e do espaço, esteja ao alcance das mãos. Com o contínuo aperfeiçoamento da tecnologia, a globalização torna-se um processo mais ágil e rápido. Por conta destas inovações, a educação também passa por transformação e exige da escola uma nova postura aliada a habilidade do professor e dos alunos.
Os tempos e os espaços escolares precisam ser flexíveis para evitar monotonia, para que os alunos possam aprender com mais interesse e por meio da construção e reconstrução de significados.
Estamos vivenciando um período de implantação de uma nova concepção de educação, em que todas as decisões relativas à organização dos tempos e dos espaços escolares são de competência da própria escola. Cada um, portanto, tem autonomia para estabelecer uma comunidade escolar como serão organizado esse tempo e o próprio espaço.
A reflexão sobre esse tema deve buscar, em uni conjunto, a implementação de novas formas e relação professor/aluno, aluno/aluno e outras em ambiente mais democrático, mais participativo e no qual a disciplina seja encarada de forma mais aberta e responsável.
Assim, tornando os momentos escolares de crianças e adolescentes uma experiência significativa de socialização e de vida, certamente será possível garantir um dos grandes desafios atuais do ensino público brasileiro: O direito de permanência na escola.

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